Esse informe vem do Blue Bus. Que todo mundo já conhece e lê diariamante, mas achei interessante pela relação com a TAM, a crise aérea, política e todas essas que não param de atacar o país. Apesar de podermos analisar separadamente, sempre acontece tudo de uma vez.
No fim das contas, lembrando da importância do planejamento de MKT, e como objetivos prioritariamente em cima de lucros podem ser ruins as vezes.
Copiando e Colando, ok?
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A TAM desrespeitou o consumidor e... foi premiada Marinho comenta 10:00 A ediçao da revista Exame que está nas bancas traz a tradicional lista das 500 melhores e maiores empresas brasileiras em 2006. Em um belíssimo 39o lugar, logo atrás da Sadia e da Gerdau, aparece a TAM, que subiu 8 degraus em relaçao ao ranking do ano passado, graças a um crescimento de 28,3%. Quando o assunto é rentabilidade, a TAM faz ainda mais bonito - está na 5a posiçao. 10/08 Luiz Alberto Marinho Nao se pode culpar a Exame. Esta nao é a lista das melhores empresas para se trabalhar, das mais admiradas ou das que melhor tratam os clientes. Estamos falando simplesmente de tamanho e resultado. E os números, tanto da TAM quanto da sua única real concorrente no setor da aviaçao civil, a Gol, sao realmente admiráveis. O crescimento desta última chegou a 40%, bem maior até do que o da sua rival. 10/08 Luiz Alberto Marinho A explicaçao para uma performance tao boa também pode ser apresentada em números. Ao todo, houve 80 mil pousos e decolagens a mais em 2006 do que no ano anterior. Detalhe - além de mais vôos as companhias aéreas transportaram mais passageiros, porém utilizando menos avioes. O segredo? Muitas escalas e conexoes, numa complexa e delicada operaçao. O resultado disso, porém, é que bastava um pequeno problema em um aeroporto ou aeronave e pronto - os atrasos em cascata eram inevitáveis. 10/08 Luiz Alberto Marinho O foco dessas empresas, como comprova a Maiores e Melhores da Exame, é unicamente o lucro, a despeito da qualidade sofrível dos seus serviços e da insatisfaçao provocada nos consumidores. Nao dá para relacionar o trágico acidente de Congonhas a ganância das companhias aéreas - isso poderia ser uma injustiça. Mas colocar uma considerável parcela de culpa pelo apagao aéreo brasileiro nas costas da TAM e da Gol, nao seria exagero algum, na minha modesta opiniao. 10/08 Luiz Alberto Marinho Entretanto, seja pelo duopólio que se estabeleceu no setor, ou pela passividade dos consumidores brasileiros, essas 2 marcas correm poucos riscos de serem punidas pelos que necessitam viajar. Dados do Tribunal de Justiça do Rio mostram que em junho deste ano houve 225 açoes judiciais contra as 3 maiores empresas aéreas. Pouco mais do que a lotaçao de um Airbus. É evidente que o número de passageiros prejudicados nos últimos tempos é imensamente maior. Mas o cordial brasileiro releva. E assim, acaba alimentando o apetite por lucros das maiores e melhores empresas desse país. Todas do Marinho no Blue Bus, escolha entre as opçoes disponiveis aqui. 10/08 Luiz Alberto Marinho
domingo, 12 de agosto de 2007
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