terça-feira, 21 de agosto de 2007

Fuzuê

O mundo muda muito muito depressa.
Ok, estamos acostumados a isso.

Faz pouco tempo: quando eu nasci internet era um projeto que só funcionava militarmente, e hoje não se vive, respira,viaja ou trabalha sem algum computador online peloamordedeus, neh?

Estive olhando o Brainstorm9 essa manhã. Uma rede social absolutamente voltada para meninas, tudo em volta da boneca Barbie, crescendo mais rápido que o Second Life no início. Uma @#%£ publicidade! Mas o que surge hoje que não tenha razões publicitárias? Usos publicitários? Vida curta e destinada ao consumismo. Fica até previsível. (e rimando)

O link:
http://www.brainstorm9.com.br/

Agora minha mente começa a fazer link’s. E eu A-D-O-R-O Teoria da Comunicação. Sou meio antiquada, talvez eu me destine a ensinar teorias chatíssimas a alunos sonolentos que preferem as atividades práticas, no futuro. Mas eu ia falando da vida curta de absolutamente tudo que aparece hoje, esses sites sempre sempre sempre visando relacionamento, tudo tão consumista – o que pode ser chamado nossa metanarrativa atual, não é? – e tudo tão hedonista (relacionamento, baby, aqui agora e sempre até a próxima chance). E tudo tão descartável me lembrando agora o quanto era descartável absolutamente tudo, de objetos a pessoas, no universo do mundo novo de Huxley. E pode-se manipular a própria imagem, tudo gira em torno da imagem. Quanto mais o mundo valoriza relacionamento, mais o mundo gira em torno de si mesmo, por que o que importa é a própria imagem para o mundo. Não fugi do assunto, publicidade é imagem.
Mas enfim: teorias, (e divagações misturando-as todas). Quem se importa? Faço uma tese de mestrado e defendo daqui a algum tempo, pro mundo hoje uns quatro anos, uma eternidade, mas esta tudo acontecendo. As seis pessoas que me lêem: vocês podem ver.
Pra quem leu até aqui: deixa eu fechar com uma boa.. olha que feio, está rendendo um leve contratempo pra Mattel (é a que detém a Barbie, do meu blá blá blá aí de cima) fabricar seus brinquedos em fábricas na china com mão de obra barata, que terceirira e etecéteras. Saiu na veja, vai dar uma olhada. Mas foi a própria Mattel que avisou o perigo que oferecia as crianças e está promovendo o recall de brinquedos. Qualquer dano a imagem será esquecido depressa.

Nenhum comentário: